Página inicial
 Dificuldades no acesso? 
 Clique aqui! 
Você é novo por aqui ?  Entenda melhor  o que é o Consulta Pontual...
X

Instruções para pacientes

Processo de cadastro

Qualquer paciente pode utilizar o Consulta Pontual para fazer agendamentos com médicos e outros profissionais de saúde de qualquer especialidade, em qualquer cidade e que atenda a qualquer plano de saúde, seja público ou privado. O acesso a este sistema é livre e gratuito para todos os pacientes.

Pacientes podem consultar as agendas dos profissionais, verificar os locais e horários de atendimento e efetuar agendamentos sempre que precisarem. Quase tudo pode ser feito pelo paciente sem a necessidade de cadastramento, porém para efetuar um agendamento será preciso se cadastrar no sistema, pois assim o paciente terá uma identificação válida que permitirá este agendamento.

O processo de cadastro é muito simples, basta informar seu nome completo, seu e-mail pessoal e criar uma senha. Em seguida o sistema enviará um e-mail contendo um link para a ativação da conta do paciente, confirmando seu cadastro.

Após esta confirmação o paciente já estará apto a fazer agendamentos com qualquer profissional que possua agendas no Consulta Pontual.

O cadastro feito por um paciente será válido para sempre, para futuros agendamentos com qualquer médico. Não há necessidade de re-cadastramentos ou pagamento de qualquer taxa para utilização, pois o serviço é e sempre será 100% gratuito para pacientes.

Perfil

Todo paciente cadastrado possui um PERFIL pessoal onde existem algumas informações básicas que poderão ser preenchidas para identificá-lo melhor dentro do sistema, de modo que os médicos e suas secretárias poderão ter acesso a alguns desses dados, como convênio, plano, número de carteirinha, data de nascimento, telefone entre outros, agilizando assim seu atendimento.

Convém que os pacientes mantenham esses dados sempre atualizados.

Caso futuramente o paciente troque seu provedor de e-mail, é recomendado acessar o Consulta Pontual e atualizar essa informação, pois assim continuará sendo localizado por seus médicos que têm opções de envio avisos aos seus pacientes por e-mail.

Agendamentos

Todo paciente cadastrado no Consulta Pontual pode solicitar agendamentos a qualquer profissional que use este sistema, desde que o horário esteja disponível e o profissional tenha habilitado sua agenda para receber agendamentos dos pacientes.

Em alguns casos o profissional pode ter definido que todos ou alguns de seus serviços requerem confirmação de agendamento, o que será útil para certos procedimentos que dependem de outros fatores como equipamentos, auxiliares ou materiais para sua realização, de modo que o médico somente aceitará um agendamento desse tipo após a avaliação pessoal dele. Nesses casos seu agendamento não será uma marcação definitiva, será inicialmente apenas um pedido de agendamento que requer confirmação do médico.

Após o médico avaliar seu pedido e realizar a confirmação no Consulta Pontual para o mesmo dia e horário ou se ele tiver re-agendado seu pedido para outro dia ou horário, essa confirmação será enviada a você por e-mail, portanto é recomendado que a sua conta de e-mail seja verificada de tempos em tempos após uma solicitação de agendamento desse tipo.

No ato do agendamento o paciente é informado se esta marcação já está previamente confirmada ou se requer confirmação do médico. Caso seja pré-confirmada, então não ocorrerá o processo de análise e liberação da consulta pelo médico e sua consulta já estará automaticamente confirmada.

Se você solicitou um agendamento no Consulta Pontual e, por algum imprevisto, o médico precisar desmarcar seu atendimento, ele o fará com antecedência mínima de 24 horas, e nestes casos o sistema irá lhe enviar por e-mail um aviso de cancelamento ou remarcação para outro horário. Com isso, é recomendado ao paciente verificar seu e-mail no dia anterior a sua consulta para verificar se há algum e-mail de cancelamento ou remarcação por parte do médico. Se nenhum e-mail tiver sido enviando então seu atendimento está confirmado e não requer nenhum outro tipo de contato com o médico para confirmar o atendimento, ou seja, o paciente não precisa ligar para o médico para confirmar o agendamento feito através do sistema.

Para que você não se esqueça de sua consulta, o Consulta Pontual enviará um aviso por e-mail um dia antes da consulta para lembrá-lo do horário e local do atendimento. Para alguns profissionais (opcionalmente), o sistema também enviará um aviso por SMS (mensagem de texto) para o celular do paciente algumas horas antes do atendimento, para que o paciente efetivamente não se esqueça do compromissso previamente agendado. Tanto o envio de e-mail quanto do SMS podem ser ativados ou desativados pelo paciente dentro de seu perfil de usuário.

Agendamentos avulsos

Visando oferecer aos pacientes um local unificado para o controle de seus agendamentos com diversos profissionais de saúde que mantenha contato, seja seu médico, seu dentista ou qualquer outro tipo de exame que requeira agendamento prévio, mesmo que esses profissionais não usem o Consulta Pontual, os pacientes também podem registrar de modo avulso esse tipo de agendamento, que aparecerá na sua lista de agendamentos futuros e um dia antes da consulta o sistema lhe enviará por e-mail um aviso para que não se esqueça de comparecer ao compromisso.

Busca de profissionais

Na página inicial do serviço existe um campo de busca básica, que irá encontrar médicos pelo nome e alguns outros critérios básicos.

Caso o médico não seja encontrado ou a busca retorne uma lista muito grande de profissionais dificultando a sua localização, existirá em breve uma opção de busca avançada onde se poderá selecionar diversas informações, como especialidade, convênio, cidade, etc, de modo a retornar uma lista menor de profissionais facilitando a sua localização.

Somente serão encontrados nas buscas os profissionais de saúde que sejam usuários do sistema. Se você procurar por um médico, dentista, psicólogo, etc, e não o encontrar, é porque ele ainda não usa o nosso sistema. Então, que tal nos ajudar a divulgar este serviço falando com seu médico da existência do Consulta Pontual para que ele se cadastre e passe a fazer uso do serviço? Temos certeza que isso será muito bom tanto você quanto para outros pacientes, mas principalmente para o próprio médico.

Recuperação de senha

Assim como ocorre com os médicos e atendentes, os pacientes que já são usuários cadastrados também podem esquecer sua senha, e para isso bastará selecionar a opção de recuperação de senha e informar seu nome, seu e-mail ou um e-mail alternativo cadastrados anteriormente em seu perfil, para que o sistema o identifique e envie por e-mail um link para re-criação de uma nova senha.