Sistemas de agendamento e marcação de consultas, uma visão geral.

Caros amigos,

Conforme já devem ter visto, tenho postado aqui no blog do Consulta Pontual notícias recentes sobre diversas iniciativas em todo o Brasil para levar à população meios mais eficientes de marcação ou agendamento de consultas.  A cada dia aparece uma notícia nova, algo sendo criado ou melhorado.

A maioria desses serviços ainda são ofertados à população por meio de sistemas fechados dentro da rede da instituição, seja um hospital ou uma prefeitura com diversos pontos de atendimento espalhados pelos bairros de uma determinada cidade, e na maioria das vezes existe uma central reguladora de todo o atendimento.  Apesar de estarem sendo ofertados em diversos locais ou mesmo via telefone, o acesso ao sistema em sí é restrito exclusivamente ao pessoal da instituição.

Vale ressaltar que a modernização do processo de marcação não adiantará de nada se não houverem profissionais disponíveis para realizarem os atendimentos, e os gestores desse processo de mudança precisam ter conciência de que agilizando o acesso da população aos seus serviços certamente haverá uma maior demanda por novos atendimentos, e o sistema, como um todo, precisa estar preparado para isso.

Acreditamos que essas iniciativas de modernização são alguns dos caminhos para se obter uma melhor qualidade no atendimento da população, pois simplifica o acesso e dá direitos iguais a todos, visto que o processo de liberação de vagas com base na grade de horários dos profissionais e serviços disponíveis ocorre de maneira automatizada, sem interferência humana ou proteção de uns em detrimento de outros.

Nesse contexto, enquadramos nosso sistema www.consultapontual.com.br numa categoria um pouco diferente, pois não estamos diretamente ligados a nenhum órgão específico como uma prefeitura, um plano de saúde ou um hospital.  Nosso sistema opera a nível nacional para todo e qualquer profissional de saúde, seja ele público ou privado, que tenha justamente essa mesma necessidade de controlar o atendimento de seus pacientes.

Há no Consulta Pontual um tratamento igualitário a todos, de modo que as funcionalidades atuais do sistema, assim como as novas em desenvolvimento, estarão disponíveis para todos ao mesmo tempo, e quanto mais usuários tivermos melhor sintonizado o sistema se tornará, e as melhorias poderão ser atendidas de modo global, sempre procurando melhorar a qualidade do serviço, que desde sua idealização esteve focado num ponto primordial — a simplicidade — pois muitos têm sido os exemplos onde o excesso de recursos e funcionalidades acabam afastando o usuários de certas aplicações, pois se tornam complicadas demais para serem usadas no dia-a-dia das pessoas.

Por meio de um navegador de internet, sem a necessidade de instalação de nenhum sistema novo no seu computador, qualquer profissional de saúde poderá em poucos minutos configurar sua agenda de trabalho e já começar junto com sua secretária a fazer seu controle de agendamentos, e ao mesmo tempo ofertar seus horários para que qualquer paciente possa lhe encontrar, verificar seus horários vagos e marcar uma consulta.

Para aqueles profissionais que fazem atendimento em mais de um local de trabalho, nosso sistema é uma ferramenta de valor ainda maior, pois terão acesso aos seus agendamentos à partir de qualquer local onde estejam, assim como suas secretárias, que tem um acesso diferenciado.

Da mesma forma, num local onde uma única secretária atende a vários profissionais, ela igualmente terá acesso a agenda de todos eles numa única interface.

Aos pacientes, através de um endereço único na internet, oferecemos um local onde qualquer pessoa pode procurar por médicos e outros profissionais de saúde e com muita facilidade fazer a marcação de sua consulta.   No ato desse agendamento do paciente, o profissional e sua secretária já têm acesso imediato a essa informação.

Gostaria ainda de ressaltar que no Consulta Pontual o médico e sua secretária irão controlar “todos” os seus pacientes, tanto aqueles que vêm pessoalmente no consultório fazer sua marcação ou aqueles que ligam pedindo para serem atendidos, quanto aqueles que se auto-agendarem pela internet.   Algumas pessoas equivocadamente pensaram que nosso sistema era exclusivo para atender pacientes provenientes de marcações da internet, não é isso.  O Consulta Pontual pode ser usado no consultório como uma ferramenta de trabalho, aberta o dia inteiro na tela da secretária onde ela usará para marcar, desmarcar, transferir, confirmar presença, fazer encaixes, agendar revisões, enfim gerenciar os atendimentos do médico para o qual trabalha, e o médico poderá monitorar tudo isso de dentro de sua sala no consultório ou mesmo à partir de outro local qualquer onde esteja, basta estar conectado à internet.

Tanto para os profissionais quanto para os pacientes é assegurado total sigilo nas informações inseridas no sistema, de modo que nenhuma pessoa verá dados de outros.  As únicas pessoas que terão acesso aos dados do paciente serão seus médicos e suas secretárias.   Além do mais, o Consulta Pontual não armazena dados clínicos dos pacientes, os dados armazenados são apenas informações de contato como telefone, e-mail, data de nascimento, convênio e algumas outras poucas informações que permitam sua identificação para seus médicos.   E mesmo assim, esses dados estarão muito bem protegidos em banco de dados totalmente seguro, dentro da Locaweb, empresa líder em serviços de armazenamento para internet no Brasil.

Com essa postagem de hoje, nosso objetivo foi desmistificar alguns pontos de funcionamento de nosso sistema e mostrar que ele pode sim ser usado nas mais diversas iniciativas, públicas ou privadas, bastando um entendimento da forma como será aplicado em cada caso.

Se você é o responsável por alguma Secretaria de Saúde de sua cidade, ou é o adminstrador de um hospital de pequeno ou grande porte, ou ainda é proprietário de uma clínica ou centro médico, faça contato conosco, quem sabe podemos implementar com muita objetividade, de modo rápido e descomplicado, mas principalmente com custos extremamente baixos, um ótimo sistema de atendimento à sua clientela que terá um nova forma de chegar até seus profissionais.

Lembrem-se: a internet não é mais o futuro, ela está presente no dia-a-dia das pessoas em praticamente qualquer lugar. Hoje no Brasil são mais de 30 milhões de usuários na internet, muita gente hoje prefere enviar um e-mail do que fazer uma ligação telefônica para tratar certos assuntos.  Um procedimento simples como marcar uma consulta médica é muito mais fácil, e até mesmo barato, se for feito pela internet do que por telefone.  Mas para isso, caríssimos médicos, é preciso de algo que viabilize essa marcação, é aí que entra nosso sistema.  Não fique de fora, modernize seu atendimento, cadastre-se no Consulta Pontual e veja como é rápido e prático.

Se tiverem dúvidas, basta enviar comentários aqui mesmo pelo blog.

A todos, uma boa noite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *