Segurança social

Com base na experiência de alguns novos usuários, estamos preparando melhorias no sistema que irão complementar de modo ainda mais efetivo o que já falamos aqui anteriormente sobre pré-cadastro, que permitirá aos médicos fazerem um cadastro prévio de seus pacientes para posterior acesso do paciente pela internet aos seus agendamento anteriores, e facilitando seus agendamentos futuros.

O pré-cadastro ainda não está ativo no sistema, pois ainda faltam alguns detalhes técnicos, e agora estamos ajustando o recurso de modo a oferecer aos profissionais um novo nível de segurança que podemos chamar de “segurança-social”.

Porque segurança social?

Em computação, se conhece muito sobre segurança da informação, criptografia, ambientes seguros, certificados digitais e tantos outros níveis de segurança necessários em operações via internet que requeiram total sigilo nas informações fornecidas pelos usuários.  No Consulta Pontual as informações dos pacientes e dos médicos estão totalmente resguardados em nosso banco de dados, pois possui ótimos níveis de segurança, tanto física quanto “digital”.  Porém, neste nosso caso a segurança necessária é outra, conforme descrevo abaixo.

Esse outro nível de segurança, trata-se de gerenciar as informações dos médicos de modo que apenas pacientes por ele indicados (ou pré-cadastrados) terão acesso às suas informações, como endereço de atendimento, telefone e horários de disponíveis.  Assim, um visitante que acessar o nosso sistema e que não tenha nenhum relacionamento prévio com o profissional, somente verá sua especialidade e a cidade onde trabalha, nada mais, nem mesmo poderá solicitar agendamentos.

Esse grau de proteção aos dados permite garantir a segurança física do profissional, que em algumas situações não quer expor seus dados abertamente na internet e se previne de casos extremos como assaltos ou outros tipos de agendamentos que não seriam bem-vindos.

Quanto maior for a abrangência de nosso sistema, incluindo novos caminhos de acesso à partir de redes sociais, onde nem sempre o visitante é alguém bem intencionado, tal proteção se faz necessária.  Cada profissional que usar o Consulta Pontual poderá  opcionalmente  ligar ou desligar essa funcionalidade no sistema.

Hoje, os profissionais podem definir um ou mais locais de trabalho como “públicos” ou “privados” (mais detalhes aqui e aqui), ou seja, ou o local e seus horários de trabalho podem ser vistos e agendados pela internet ou são totalmente privados onde nada pode ser visto.  O novo nível, que deve ser chamado de “aberto somente para clientes” ou “fechado parcialmente” ou “para clientes preferenciais” ou algo parecido, permitirá que somente os pacientes pré-cadastrados pelo profissional possam visualizar suas agendas de modo completo e solicitarem agendamentos.

Esperamos estar com nossa “segurança-social” ativa até o final de janeiro, quando divulgaremos aqui pelo Blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *