Página inicial
 Dificuldades no acesso? 
 Clique aqui! 
Você é novo por aqui ?  Entenda melhor  o que é o Consulta Pontual...
X

Um pouco de história

Este projeto foi idealizado no ano de 2003, quando por experiência própria observamos a necessidade de criação de uma ferramenta que permitisse o acesso compartilhado às agendas dos profissionais de saúde, onde eles próprios poderiam acessá-las à partir de qualquer computador que tivessem acesso, em qualquer lugar, a qualquer momento. Onde suas recepcionistas, assistentes ou auxiliares pudessem igualmente manipular esses mesmos dados em tempo real, e o principal fator que diferenciaria essa ferramenta de qualquer outra no gênero: onde o próprio paciente pudesse também interagir nessas agendas.

Começou então nessa época o estudo de viabilidade técnica para a realização do projeto, porém era um tempo que no Brasil haviam poucos acessos à internet por banda-larga, o que inviabilizava criar algo onde o usuário tivesse que ficar on-line o dia todo, pois o custo de uso da internet por linha discada seria inviável e a velocidade de processamento dos dados seria impraticável. Chegamos a cogitar a criação de ferramentas para desktop que permitissem o sincronismo dos dados locais com servidores remotos, porém essa não era exatamente uma solução ideal para o que tínhamos em mente.

Novos estudos, proposições, contatos e avaliações de ferramentas semelhantes porém com focos bastante diferenciados, criados por empresas Italianas, Canadenses, Americanas e até Australianas, porém felizmente nada que se encaixasse à realidade e necessidades brasileiras, e principalmente aos ideais do nosso projeto.

Durante algum tempo, a falta de disponibilidade de acesso por banda-larga a preços viáveis, inviabilizou o desenvolvimento do projeto, pois de nada adiantaria uma aplicação rodando na web onde quase ninguem poderia se dar ao luxo de ficar conectado ao sistema durante todo o dia, e sua implementação de outros modos não seria algo realmente útil.

Passados alguns anos, houve um grande avanço tecnológico no Brasil, e porque não dizer no mundo inteiro, baixando consideravelmente os preços e popularizando de vez o acesso por banda-larga por todo o país. Neste período começaram a surgir diversas aplicações fazendo uso intenso de serviços via web, tendo o governo brasileiro grande importância como incentivador e usuário dessas novas tecnologias. Entidades como operadoras de plano de saúde começaram a oferecer serviços de autenticação e validação de dados de pacientes on-line. O governo, pela ANS, implementou o TISS (troca de informações em saúde suplementar) que forçou tanto prestadores quanto operadoras a estarem 100% on-line.

Em meados de 2008 chegamos a um consenso de que já era hora de colocar em prática todo o planejamento feito, pois a infra-estrutura já estava toda pronta e nossos futuros usuários ávidos por soluções de TI para agilizar seus processos diários. Na outra ponta, os clientes de nossos usuários, os pacientes, já estavam em grande parte capacitados para usar ferramentas dessa categoria, pois já existe hoje acesso disponível à internet em praticamente qualquer lugar, seja no ambiente de trabalho, em casa ou em locais públicos como lan-houses ou redes wireless gratuitas já oferecidas em algumas cidades, de modo que não falta conexão para o usuário final. Dessa forma, se chegarmos até essas pessoas com uma aplicação web tão fácil de usar quanto um webmail ou uma rede-social, não haverá nenhuma dificuldade de uso tornando a aplicação plenamente viável.

Começamos então o planejamento efetivo da aplicação. Muitas reuniões, troca de idéias, montagem de equipe de desenvolvimento, definições, esquemas, programas, banco de dados, alguns amigos no apoio, e no final de 2009 o sistema estava quase todo pronto.

Finalmente em fevereiro de 2010 lançamos a primeira versão beta para alguns profissionais usarem "e abusarem" do sistema, alguns detalhes ainda sendo lapidados e com muita certeza continuarão por um bom tempo.

Ainda temos muita coisa planejada para implementação futura, porém sempre com uma prioridade: simplicidade.

(a história pára por aqui, por enquanto...)

Gostaríamos de agradecer algumas pessoas que por diversas formas nos ajudaram até aqui: Dr. Marco Banal, Dr. Caio Bretas, Dr. Luiz Alfredo Benvenutti, Silvio Eberardo, Hermes Ferreira, Andrea Possas, Marcelo Paiva, José Mauro Silva e alguns outros indiretamente pela inspiração e idéias: Ricardo Jordão, David Heinemeier Hansson, Don Tapscott, Mozar Baptista, Ricardo Baia, Paulo Pieroni. E em especial Rodrigo Luis Grandi e Thiago Deserto Vasconcelos, parceiros do dia-a-dia que efetivamente viabilizaram o desenvolvimento da aplicação.

Obrigado a todos!

Adriano Ferreira
Coordenador do Projeto Consulta Pontual