O Consulta Pontual é uma aplicação web que aplica na prática os conceitos de Cloud
Computing e SaaS (computação na nuvem e software como serviço), onde tanto as aplicações (programas) quanto os
dados dos usuários estão armazenados em data-center de alta capacidade e disponibilidade 24x7x365 (24 horas, 7
dias por semana, 365 dias por ano).
O serviço pode ser acessado no através do endereço www.consultapontual.com.br
Aqui médicos e profissionais de saúde de um modo geral podem gerenciar suas agendas de atendimento em
quantos locais de trabalho forem necessários, permitindo acesso tanto às suas secretárias quanto aos seus
pacientes. Isso mesmo, os pacientes também podem acessar as agendas!
As secretárias, atendentes ou recepcionistas possuem acesso aos dados dos profissionais para os quais
trabalham de modo quase completo, com algumas limitações impostas por seu "chefe", porém podem trabalhar nos
agendamentos dos pacientes de modo bastante simples e eficaz.
Já os pacientes terão à sua disposição uma ferramenta completamente nova na internet, onde podem acessar a
agenda do seu médico verificando os horários disponíveis e eles próprios (os pacientes) se auto-agendarem
diretamente na agenda no médico de sua preferência. Após o agendamento feito pelo paciente, instantaneamente
a secretária e/ou o médico ficam sabendo do pedido de agendamento como se o paciente tivesse acabado de ligar
para o consultório marcando uma consulta.
O Consulta Pontual também permite aos pacientes procurarem por profissionais de saúde por
diversos critérios, filtrando pela cidade, pela especialidade, pelo convênio ou plano de saúde, pela
disponibilidade de horário, etc.
Os médicos também passarão a ter disponível na internet um endereço, como por exemplo
www.consultapontual.com.br/drjoao, onde qualquer paciente poderá imediatamente acessar sua agenda diária, que
é totalmente dinâmica, se alterando conforme as interações feitas nela durante o dia por outros pacientes ou
pelo médico e sua secretária.
O serviço Consulta Pontual é flexível o bastante para armazenar qualquer tipo de serviço
de saúde, permitindo ao médico manter agendas em quantos locais de trabalho tiver, e o paciente terá essa
informação de forma muito clasa, sabendo para onde se dirigir no dia da consulta ou procedimento médico. O
médico poderá ter atendentes diferentes conforme o local de trabalho e os atendentes podem ser responsáveis
por mais de um médico em um local de trabalho.
O que não é ?
O Consulta Pontual não é um sistema de prontuário eletrônico, pois não armazena dados dos
atendimentos em si, como anamnese, história clínica, prescrições, exames solicitados e resultados, etc.
Nosso objetivo ao idealizar o Consulta Pontual foi gerar um sistema ideal de agendamentos,
onde existem diversas vantagens e benefícios quando comparado com outras soluções. Nosso foco é
"simplicidade", pois julgamos que não adianta um sistema extremamente complexo e sofisticado se a maioria dos
usuários quer algo simples, prático e objetivo, e quando adquirem um sistema maior, acabam sub-utilizando seus
recursos ou desistindo de utilizar o sistema pelo excesso de complexidade ou burocracia necessária para
conseguir usar o sistema.
O Consulta Pontual não é apenas um simples catálogo de médicos na internet, longe disso,
pois ele possui um mecanismo sofisticado de gerenciamento de dados e uma interface com usuário elaborada para
ser simples e prática, mas essa simplicidade não significa falta de recursos.
A quem se destina ?
É um serviço para atender a dois tipos de público:
• profissionais de saúde, que têm em suas mãos uma ferramenta de trabalho eficiente, moderna e altamente
compartilhável;
• pacientes, que têm um local na internet onde podem encontrar médicos e outros serviços de saúde,
identificar horários disponíveis para o atendimento e eles próprios se auto-agendarem, e tudo isso
gratuitamente.
Como usuário do serviço, qualquer profissional da área poderá livremente se cadastrar no
Consulta Pontual. Oferecemos um período gratuito de 14 dias para uso, teste e avaliação do
serviço. Neste período o sistema será totalmente funcional, permitindo tanto o controle do médico e suas
secretárias quanto a localização da sua agenda por parte dos pacientes. Após os 14 dias gratuitos o médico
precisará formalizar a assinatura do serviço mediante o pagamento via boleto bancário de uma taxa de adesão
de R$ 250,00 para dar continuidade no controle de agendamento de seus pacientes.
Quanto custa ?
Para os pacientes, o serviço é completamente gratuito.
Para qualquer profissional de saúde, o custo será de R$ 75,00 por trimestre, ou R$ 135,00 por semestre ou
R$ 240,00 por ano, ou seja, pagando anualmente o valor mensal será equivalente a apenas 20 reais, um valor
extremamente barato para o nível de serviço oferecido.
O pagamento da assinatura é feito por boleto bancário conforme escolha do profissional. Cada profissional
poderá cadastrar quantos locais de trabalho desejar e quantos atendentes forem necessários (um ou mais por cada
local de atendimento). E também não haverá qualquer limitação com relação ao número de atendimentos ou
consultas registradas, o valor do serviço sempre será fixo, independente do volume de dados registrados.
Quais as vantagens ?
O serviço Consulta Pontual oferece diversas vantagens se comparado a outras formas de
controle de agendamentos.
A primeira comparação mais óbvia deve ser feita com as tradicionais agendas de papel, onde o
Consulta Pontual oferece infinitas vantagens, pois seus recursos e controles são inalcançáveis
por uma agenda tradicional, onde muitas vezes o médico está em outro local e precisa ligar para seu consultório
para saber se tem horário vago ou qualquer outra informação com relação à sua agenda, que por sua vez não
"fala" sozinha, precisa de uma secretária para ler o que está escrito nela ou mesmo anotar algo nessa agenda.
No Consulta Pontual isso é diferente, o médico interage com a agenda onde quer que esteja;
Podemos destacar ainda como vantagens:
acesso a partir de qualquer computador ligado à internet (do consultório, de casa, de outros locais de
trabalho) aos dados de todas as agendas do profissional de modo unificado;
independência total de plataforma, ou seja, qualquer micro com qualquer sistema operacional com acesso
à internet poderá utilizar o Consulta Pontual sem nenhum tipo de limitação;
as secretárias, atendentes ou recepcionistas poderão manipular as agendas dos médicos para os quais
trabalham, de uma forma simples, prática e objetiva;
unificação de interface, pois o médico não precisa usar softwares diferentes conforme o local de
trabalho;
a secretária continua tendo total controle sobre os horários de seu chefe, mesmo estando longe do
consultório;
quando o Consulta Pontual é comparado com outros softwares de controle médico,
existem alguns diferenciais importantes:
quando o outro software é uma aplicação local somente (que não tem qualquer acesso em rede ou mesmo
integração com a internet) o Consulta Pontual é muitas vezes mais vantajoso pois
permite que o médico e sua secretária compartilhem os mesmos dados, ainda que um deles ou ambos não
estejam no mesmo local de trabalho, ou acessando à partir do mesmo computador;
quando o outro software roda em uma rede-local ou permite acesso a dados remotamente, já há um
ganho em termos de compartilhamento de informações e acesso fora do consultório, porém nesse ponto
o Consulta Pontual se destaca pois permite que os pacientes também tenham acesso a
esses dados de forma limitada (pois não podem ver quem está agendado para o médico, mas podem saber
quais os horários disponíveis para que ele próprio se marque na agenda do médico).
com o uso deste sistema o profissional de saúde poderá ser encontrado por pacientes que ele nem
mesmo conhece e talvez jamais chegariam até ele, pois o Consulta Pontual também
funciona como uma espécie de catálogo de profissionais, onde os pacientes muito facilmente encontram
profissionais para iniciar um tratamento conforme a necessidade do paciente;
Segurança e confiabilidade
Os dados armazenados no sistema, são exclusivos do profissional e só poderão ser manipulados exclusivamente
pelos atendentes por ele cadastrados. O acesso dessas pessoas ao sistema se dará por meio de login e senha
exclusivos e criptografados, sem esses dados o acesso não será concedido.
Havendo perda ou esquecimento da senha, bastará informar o e-mail ou identificação do usuário para que seja
permitida a criação de nova senha para uso do sistema. Caso ainda assim não consiga acessar o sistema, bastará
entrar em contato com nosso suporte para que após a devida identificação seja gerada uma nova senha de
acesso.
Os dados acessados pelos pacientes são limitados, ou seja, ele somente poderá ver o que ele próprio agendou,
não há como um paciente visualizar outros pacientes. Nas agendas de cada médico somente serão visíveis pelos
pacientes os horários de trabalho do médico e quais desses horários estão disponíveis, jamais quais pacientes
estão agendados. Somente o próprio médico e a sua secretária terão acesso a esses dados.
O sigilo nas informações registradas no sistema são garantidas, pois somente poderão ser acessadas por quem
tenha senha de acesso a esses dados, ou seja, o médicos e seus atendentes.
A equipe de suporte do Consulta Pontual também tem acesso a esses dados pois precisam dar
atendimento aos clientes para resolver problemas que porventura apareçam, mas estes profissionais estão
sujeitos às normas de segurança e política de privacidade internas do Consulta Pontual que os
impede de divulgar ou compartilhar quaisquer informações existentes no banco de dados.
Backup
As informações armazenadas em nosso sistema estarão muito mais seguras do que se estivessem armazenadas em
um disco-rígido local sujeito a defeitos, quedas de energia e diversos outros problemas que podem ocorrer com
um micro. No Consulta Pontual os dados estão armazenados em um data-center com total
segurança, onde existem backups regulares de modo a manter as informações salvas contra qualquer tipo de
perda.
A equipe responsável pelo desenvolvimento e suporte do serviço trabalha diariamente no processo de
monitoramento, melhoria, correção, ajustes, de modo que o sistema irá constantemente se ajustar as
necessidades de todos. Novas funcionalidades estão sendo implementadas desde o lançamento do sistema, sendo
analisadas quanto a real necessidade de implementação e a disponibilidade de criação, desde que não saia do
escopo do serviço.
Para manter nossos usuários informados dos trabalhos que estão em andamento, assim como receber feed-back
do que está sendo feito ou planejado, criamos um blog que irá regularmente mostrar esse andamento assim como
irá receber sugestões de nossos clientes. O endereço do blog é
www.consultapontual.com.br/blog
Se surgirem problemas técnicos no sistema, como erros, perda de acesso, falha em algum processo, pedimos
entrar em contato pelo formulário Fale Conosco . Além disso
oferecemos um chat para questionamento ao vivo, se o bonequinho que fica na barra superior no lado direito
estiver verde significa que o suporte está on-line e você pode chamar que será atendido.
Para o esclarecimento de dúvidas, primeiro consulte nosso banco de conhecimento existente no site, se não
encontrar resposta para sua dúvida, por favor enviar e-mail para duvidas @ consultapontual ponto com ponto br
Para questões comerciais, como pagamentos, boletos, re-ativação de conta, etc, pedimos entrar enviar e-mail
para suporte @ consultapontual . com . br
Últimas considerações
Se você é profissional de saúde, atendente ou paciente e tem alguma sugestão para a melhoria de nosso
serviço, por favor envie sua sugestão para suporte @ consultapontual . com . br que iremos recebê-la e colocar
em discussão em nossas reuniões técnicas periódicas.